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terça-feira, 22 de maio de 2012

Mídias na Educação


A utilização do rádio como recurso pedagógico

             A utilização do rádio como instrumento pedagógico cria a possibilidade de ampliar o espaço de sala de aula através da capacidade que ele tem de penetrar nos lares com facilidade.
O rádio é um objeto de divulgação e interatividade com a comunidade, que além de propiciar a produção de roteiros radiofônicos direcionados ao processo ensino-aprendizagem, incentivam o protagonismo do estudante.  
É importante frisar que programas de rádio atingem qualquer área de conhecimento e qualquer nível de ensino. Favorecendo a Educadores são beneficiados com a possibilidade de discutirem propostas para elaboração de programas radiofônicos que envolvam os mais diversos temas tais como meio ambiente, manifestações culturais, diversidade sexual, cidadania, ética e tecnologias. Esses temas podem ser trabalhados na sala de aula para qualquer área de conhecimento e qualquer área de ensino.
A iniciativa da rádio escola é opção barata, prática, envolvente para jovens, adultos e crianças. Os roteiros de programações instigam a capacidades de criar.  O desenvolvimento da escrita e da oralidade surge a partir da elaboração de programação de rádio como radionovelas e noticiários. Descoberta de talentos podem surgir a partir de programa de calouros. são inúmeras as possibilidades pedagógicas geradas por este valioso instrumento midiático.  
Atualmente existem os Podcasts, que são programas de rádio gravados em MP3. Estão disponíveis na internet, são alternativas simples e inovadoras para a criação de rádios nas escolas. O Podcast da Escola BR, projeto educacional divulgado pela Projeto Educação ComCiência do estado do Paraná, no stand denominado “RÁDIO NET (PODCAST)”, está tendo aceitação pelos participantes que desejam instalar uma rádio escola em sua comunidade.
O Projeto MEC - Escola Brasil é um programa radiofônico diário patrocinado pelo MEC-SEED, co-produzido pela ONG Escola Brasil com o objetivo de promover a educação informal de qualidade, os direitos da infância e da adolescência, dos idosos, dos indivíduos com deficiência, especialmente aos residentes no interior do Brasil e regiões periféricas dos centros urbanos do Brasil.
O programa, de trinta minutos diários, é veiculado de segunda a sexta, às 20 horas (horário de Brasília), pelas rádios Nacional de Brasília (AM - 980 KHz), Nacional da Amazônia (OC - 11.780 KHz/25m e 6.180 KHz/49m) e pelo satélite da Radiobrás para todo o Brasil (Banda C-3.770 MHz, polarização horizontal), além de outras emissoras parceiras espalhadas por todo o País. Site http://www.escolabrasil.org.br/
Referências:
1-    Texto Rádio na Escola - Material do Curso de Especialização Tecnologias em Educação; PUC- RIO.

4) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.  Televisão, cultura e educação.SÉRIE DE ESTUDOS/EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Brasilia,1999.

João Genarte de Araújo C. Neto

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