A utilização do rádio
como recurso pedagógico
A utilização do rádio como instrumento pedagógico cria a possibilidade de ampliar o espaço de sala de aula através da capacidade que ele tem de penetrar nos lares com facilidade.
O rádio é um objeto de divulgação e
interatividade com a comunidade, que além de propiciar a produção de roteiros
radiofônicos direcionados ao processo ensino-aprendizagem, incentivam o
protagonismo do estudante.
É importante frisar que programas de
rádio atingem qualquer área de conhecimento e qualquer nível de ensino. Favorecendo
a Educadores são beneficiados com a possibilidade de discutirem propostas para
elaboração de programas radiofônicos que envolvam os mais diversos temas tais
como meio ambiente, manifestações culturais, diversidade sexual, cidadania,
ética e tecnologias. Esses temas podem ser trabalhados na sala de aula para qualquer
área de conhecimento e qualquer área de ensino.
A iniciativa da rádio escola é opção
barata, prática, envolvente para jovens, adultos e crianças. Os roteiros de
programações instigam a capacidades de criar.
O desenvolvimento da escrita e da oralidade surge a partir da elaboração
de programação de rádio como radionovelas e noticiários. Descoberta de talentos
podem surgir a partir de programa de calouros. são inúmeras as possibilidades
pedagógicas geradas por este valioso instrumento midiático.
Atualmente
existem os Podcasts, que são programas
de rádio gravados em MP3. Estão disponíveis na internet, são alternativas
simples e inovadoras para a criação de rádios nas escolas. O Podcast da Escola
BR, projeto educacional divulgado pela Projeto Educação ComCiência do estado do
Paraná, no stand denominado “RÁDIO NET (PODCAST)”, está tendo aceitação pelos
participantes que desejam instalar uma rádio escola em sua comunidade.
O Projeto MEC - Escola Brasil é um
programa radiofônico diário patrocinado pelo MEC-SEED, co-produzido pela ONG
Escola Brasil com o objetivo de promover a educação informal de qualidade, os
direitos da infância e da adolescência, dos idosos, dos indivíduos com deficiência,
especialmente aos residentes no interior do Brasil e regiões periféricas dos
centros urbanos do Brasil.
O programa, de trinta minutos diários, é veiculado
de segunda a sexta, às 20 horas (horário de Brasília), pelas rádios Nacional de
Brasília (AM - 980 KHz), Nacional da Amazônia (OC - 11.780 KHz/25m e 6.180
KHz/49m) e pelo satélite da Radiobrás para todo o Brasil (Banda C-3.770 MHz,
polarização horizontal), além de outras emissoras parceiras espalhadas por todo
o País. Site http://www.escolabrasil.org.br/
Referências:
1- Texto Rádio na Escola - Material
do Curso de Especialização Tecnologias em Educação; PUC- RIO.
4) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Televisão,
cultura e educação.SÉRIE DE ESTUDOS/EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, Brasilia,1999.
João Genarte de Araújo C. Neto
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