DICAS PARA SE
FAZER UM PLANO DE AULA
Por
jojomaravilha
Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do
conhecer:
• Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar,
descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata
de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da
AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou – 5)
COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da
APLICAÇÃO. (+ ou – 3)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre
a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma
parte/capítulo.
METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica (Vice-Versa),
exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e
etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos,
resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios,
aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro,
apostila, TV, dvd).
AÇÃO DIDÁTICA – Separada por momentos, descreve de
maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos
terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3) Exemplo:
Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento
HABILIDADES – O que o aluno deverá
desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo,
terminado em MENTO ou AÇÃO.
AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado
pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA. (+
ou – 3)
BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o
embasamento para a aula.
Olá Genarte,
ResponderExcluirPassei por aqui e conheci teu blog.
Gostei bastante da diversidade de temas que você incluiu. São bastantes pertinentes e favorecem os professores no seu fazer pedagógico.
Seria interessante você colocar também alguns temas discutidos na sua formação, inclusive fotos.
Abraços
Josilda