Visitantes

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Estudo revela forma mais fácil de dizer não a alimentos gordurosos




Pesquisadores fizeram imagens do cérebro de 33 participantes adultos que estavam em jejum por pelo menos três horas.
Um novo estudo revelou uma dica importante para evitar comer porcarias: pensar na sua saúde antes de escolher um alimento pode torná-lo mais propenso a fazer uma escolha saudável, mesmo se você não achar que a comida é saborosa.
Enquanto cada um deles passava pela ressonância magnética funcional, viam imagens de 180 diferentes itens alimentares, variando de batatas e barras de chocolate a maçãs e brócolis.
Os participantes, nenhum dos quais em uma dieta específica ou tentando perder peso, tiveram três segundos para responder a cada imagem com uma decisão (se queriam ou não comer o alimento quando o experimento acabasse).
Os participantes podiam responder “não, com certeza”, “não”, “sim” ou “sim, com certeza” depois que viam cada alimento.
Depois de terem visto todas as imagens, uma única imagem foi escolhida ao acaso. Se o voluntário tinha dito “sim” ou “sim, com certeza” para a ideia de comer esse alimento, o recebia.
Para testar se as escolhas alimentares poderiam ser influenciadas pela saúde, os pesquisadores deram aos participantes uma de três instruções: “considere sua saúde”, “considere o sabor” ou “tome decisões naturalmente”. Após o teste de ressonância, os voluntários foram convidados a avaliar o sabor e saúde dos alimentos.
Os pesquisadores descobriram que quando os participantes foram instruídos a pensar sobre a salubridade dos alimentos, foram menos propensos a comer alimentos pouco saudáveis, mesmo que o considerassem saboroso. Eles também eram mais propensos a comer alimentos saudáveis, incluindo o que eles tinham classificado como não saborosos.
Os cientistas já sabiam que todo mundo usa a mesma área do cérebro, o córtex pré-frontal medial ventral, para decidir o que comer. Agora, as novas imagens cerebrais revelaram que uma área do cérebro, o córtex pré-frontal dorsolateral, vem à vida quando uma pessoa está usando autocontrole durante o processo de tomada de decisão.
Os pesquisadores também descobriram que convidar alguém a pensar sobre sua saúde os leva a dizer não aos alimentos gordurosos mais frequentemente do que quando as pessoas tomam decisões naturalmente.[LiveScience]

Mais da metade da fuligem do diesel fica presa nos seus pulmões



                                 8.06.2012 as 14:2
A fuligem, derivada do escape de veículos movidos a diesel, fogo de madeira e estações de carvão elétricas, não traz danos apenas para o meio ambiente. Um novo estudo da Universidade de Lund, na Suécia, revela que mais da metade de toda a fuligem que é inalada fica presa em nossos pulmões.
A quantidade de fuligem de diesel que se prende ao corpo humano é alta em comparação com apenas 20% de outros tipos de partícula de fumaça. Isso acontece porque a fuligem é composta por partículas muito pequenas que podem penetrar profundamente o pulmão.
A pesquisa pode ajudar as autoridades a estabelecerem limites para os níveis de fuligem permitidos no ar livre.
Atualmente, essa regulação é praticamente inexistente, mesmo sendo comprovado que a fuligem no ar está ligada a câncer de pulmão e outras doenças. Em outros estudos, pesquisadores revelaram que pessoas que vivem em áreas com altas concentrações de fuligem de diesel são mais afetadas por doenças respiratórias e cardiovasculares.
A líder do estudo, Jenny Rissler, acredita que no futuro a Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reclassificar a fumaça do óleo diesel de “provavelmente cancerígena” para “cancerígena”. A União Europeia irá ser mais rigorosa com as regras sobre emissões de fuligem por veículos movidos a diesel em 2014. [MedicalXpress/ScienceDirect/MedicalDaily]

terça-feira, 26 de junho de 2012

Língua Portuguesa



HOMÔNIMOSSOBRE HOMÔNIMOS
Homônimo significa:
Nome que se dá a uma determinada palavra cuja grafia (modo de escrever) e pronunciação é igual ou muito semelhante a de outra palavra, tendo, no entanto, significado diverso. São palavras simultaneamente homófonas e homógrafas, necessariamente.



Nome que se dá a um substantivo próprio, notadamente topónimos e nomes de pessoas, cuja forma de se escrever é idêntica. É o equivalente ao termo xará, no caso de nome de nomes próprios, termo proveniente do tupi *xa'ra (de xe rera, "meu nome") e popularizado na variante da língua portuguesa utilizada no Brasil.
Veja a seguir alguns exemplos homônimos da primeira definição dada e seus respectivos significados:

HOMÔNIMOS EXEMPLOS:
Acender: pôr fogo
Ascender: subir

Coser: costurar
Cozer: cozinhar

Cheque: ordem de pagamento
Xeque: lance de jogo de xadrez

Espiar: observar, espionar
Expiar: sofrer castigo

Cessão: ato de ceder
Seção: divisão
Sessão: reunião


Fonte: http://www.seuconcurso.com.br

As 10 perguntas mais importantes sobre a Terra



planeta Terra - planet earth





Enquanto naves espaciais voam em órbita e telescópios enxergam outros mundos a própria Terra permanece um mistério em muitos aspectos básicos.
Em uma tentativa para remediar isso um painel de geólogos e cientistas planetários anunciaram esta semana as dez perguntas mais importantes sobre o nosso planeta que sobrevivem até hoje, que vem frustrando a humanidade e pesquisadores há centenas de anos e mais.
“Nós tivemos que olhar para o passado e fazer perguntas fundamentais sobre as origens da Terra e da vida, a estrutura e dinâmica dos planetas e as conexões entre a vida e o clima, por exemplo”, disse o diretor do painel Donald DePaolo, um geoquímico da Universidade de Berkeley na Califórnia, EUA.
O painel de deliberou profundamente para chegar ao foco das seguintes questões:
1. Como a Terra e os outros planetas se formaram?
Os cientistas ficam perplexos sobre como e porque os planetas se formaram em corpos tão distintos com apenas o nosso orbe pedregoso suportando vida (até onde sabemos).
2. O que ocorreu durante o “período negro”, ou pelos primeiros 500 milhões de anos depois que ela se formou?
Entender o desenvolvimento inicial da Terra poderia explicar como a atmosfera e os oceanos se desenvolveram. Uma dificuldade: Poucas pedras daquela época estão preservadas, significando que há pouca evidência concreta.
3. Como a vida começou?
Em adição às rochas e minerais daqui, cientistas também estão investigando Marte, onde os registros sedimentares da história planetária inicial são mais antigas do que as rochas mais velhas da Terra.
4. Como o interior da Terra funciona e como ele afeta a superfície?
Cientistas querem descobrir mais sobre o passado e futuro do movimento de convecção do manto da Terra e seu núcleo que gera vulcanismo, surgimento de montanhas e formação das superfícies no fundo do mar.
5. Porque a Terra possui placas tectônicas e continentes?
Os cientistas querem saber por que a Terra possui placas constantemente em movimento e como o tectonismo está ligado à abundância de água, continentes, oceanos e vida.
6. Como os processos da Terra são controlados pelas propriedades dos materiais?
Os maiores geradores de movimentos e sacudidas da Terra, incluindo placas tectônicas, surgem da estrutura atômica e outras propriedades dos materiais da Terra, portanto os cientistas querem saber mais sobre estas propriedades.
7. O que causa mudanças climáticas e o quando ele pode mudar?
Estudos mais profundos da história do clima da Terra podem ajudar os cientistas a predizer a magnitude e conseqüência das mudanças climáticas atuais.
8. Como  a vida moldou a Terra e como a Terra moldou a vida?
As inteirações entre geologia e biologia são chave para entender o papel da vida na injeção de oxigênio na atmosfera, extinções em massa e o curso da evolução.
9. Podem os terremotos, erupções vulcânicas e suas conseqüências serem previstas?
Os cientistas ainda não sabem como as rupturas começam e terminam e como o magma se move sob a superfície da Terra.
10. Como o fluxo de fluido e do transporte afeta o ambiente humano?
Os cientistas não tem certeza sobre como os fluídos fluem sob a terra. Mais conhecimento sobre isso irá ajudar a gerenciar os recursos naturais e o ambiente.
O relatório foi solicitado pelo Departamento de Energia dos EUA, pela Fundação Nacional de Ciência dos EUA, Pesquisa Geológica dos EUA e pela NASA.
 Extraído do Mega Blog

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Um tapete que chupa a sujeira da sola dos calçados




É um problema tão velho quanto a própria humanidade: desde que começamos a viver em moradias tenho certeza que existia uma mãe em cada lar reclamando da sujeira que os pés dos homens traziam para dentro de casa.
Agora o japonês Paionia Furyokuki resolveu este problema com seu “tapete” à vácuo que automaticamente suga a sujeira da sola dos calçados de quem pisa sobre eles.
O dispositivo de 1 x 0,5m é coberto de sensores que, quando pressionados, ativam uma bomba de sucção que aspira apenas a área ativada. Em síntese, é um aspirador de pó automático para a sola dos sapatos.
A engenhoca custa ¥500 mil (cerca de R$12.500) no Japão. Paionia disse que a invenção não está pronta para o mercado doméstico já que é muito grande e cara. Para mim o dinheiro não seria o maior problema, mas sim a utilidade do dispositivo. Até Furyokuki inventar algo que sugue lama dos meus sapatos e as cacas que os cachorros dos vizinhos adoram deixar diariamente na minha grama não vou pensar novamente nessa geringonça feiosa. [MSNBC]

Foto espacial: tempestade em Saturno


No fim do ano passado, astrônomos amadores conseguiram avistar um fenômeno incrível acontecendo na superfície de Saturno.
A sonda Cassini, que orbitava o planeta, tirou, então, essa foto, que mostra a tempestade de Saturno de uma distância de “apenas” 1,8 milhões de quilômetros.
Com o passar do tempo, a tempestade evoluiu, se espalhando de forma longitudinal no planeta e cobrindo uma área cada vez maior.
Na foto, você também pode ver os finos anéis de Saturno, que lançam sombras sobre a superfície do planeta. [Nasa]

Carro voador a um passo da realidade




Hoje em dia, convivemos com estradas em mau estado e até mesmo o transporte aéreo comercial virou uma lição de paciência. Isso nos faz pensar: cinquenta anos depois que “Os Jetsons” chegaram as nossas TVs, onde estão os carros voadores que foram prometidos para o futuro?
A resposta: carros ainda não estão voando por aí, mas podem estar prestes a surgir em nossas vidas fora dos desenhos e filmes.
O Skycar 100 LS e Skycar 200 LS são dois novos projetos da Moller International, que fica na Califórnia, EUA. Utilizando decolagem vertical, eles são projetados para decolar como um helicóptero, voar como um avião e ser um veículo de rua legal para curtas distâncias.
Já o Transition, desenvolvido pela Terrafugia Inc., é conhecido no comércio como uma aeronave trafegável. O veículo de dois lugares foi projetado para voar a cerca de 170 km/h, dobrando as asas após o pouso na estrada.
Um dos problemas de construir carros voadores é que eles precisam ser regulamentados pela aviação e as pessoas podem precisar de habilitação de pilotos de lazer. Os Skycars, por exemplo, são versões menores do Skycar Moller M400, um modelo de quatro passageiros que está em desenvolvimento há décadas, mas ainda enfrenta um caminho longo de desenvolvimento para que possa ser regulado de acordo com as normas da aviação nos EUA.
Os 100 LS e 200 LS, por outro lado, teriam apenas um ou dois assentos, e seriam suficientemente leves para se encaixar nos padrões norte-americanos. Eles também podem ser mais rápidos e menos caros para produzir.
Expectativas otimistas à parte, os desafios dos carros voadores permanecem. Uma das perguntas que surgem, por exemplo, é: como veículos que atravessam estradas e o céu podem ser gerenciados e monitorados? Qual será o tipo de licença necessária para eles?
Quanto à comercialização, como é que as empresas podem transformar um brinquedo caro em uma forma aceita de transporte? O preço de um Transition é de quase 500 mil reais nos EUA, o que significa que você provavelmente não vai ver seu vizinho com um desses na garagem em breve.
Você gostaria de um? Acha que ficarão populares em breve? Comente! [MSN]

Estudante inventa banho sem água


Esta é mais uma história de um adolescente tendo ideias, mas neste caso, a ideia já está sendo comercializada em sachês.
Ludwick Marishane, 22 anos, estudante da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, está comercializando o DryBath, um gel que, segundo ele, mata germes, hidrata a pele, e libera um cheiro agradável. Além de economizar água.
A inspiração para o produto veio de sua adolescência no interior, mais especificamente de um amigo que, como todo bom adolescente, não gostava de tomar banho. Ludwick estava incomodando o amigo para que ele tomasse banho, e o amigo reclamou “por que ninguém inventa uma coisa que a gente passe na pele e não precise tomar banho?”
A proverbial lâmpada ligou na cabeça de Ludwick que, usando o celular (ele não tinha computador para navegar na internet) acessou o Google e a Wikipedia para descobrir que ainda não existia um produto deste tipo. Logo começou a investigar a composição de um gel que poderia ser utilizado para esse fim.
Os orientadores de Ludwick apontaram a ele que as pessoas mais pobres costumam comprar as coisas em unidades, e não em pacotes, assim ele resolveu usar o sachê que “contém” um banho. O sachê individual é vendido a US$0,50 (R$1,00) em comunidades pobres e com acesso limitado a água potável, e a US$1,50 (R$3,00) para clientes corporativos como empresas de transporte aéreo e hotéis.
Com a sua invenção e sua empresa, a HeadBoy, Ludwick ganhou o primeiro prêmio do Global Students Entrepreneur Awards (“prêmio global para o estudante empreendedor”, em tradução livre) de 2011. Ele agora espera que sua empresa se torne líder em fornecimento deste tipo de produto para as regiões pobres do planeta.[LiveScience]

Os 10 piores vírus de computador da história


O pior vírus é aquele que infecta o nosso próprio computador, né? Infelizmente, milhões de nós já passaram por essa infelicidade, que resulta em horas – e às vezes dias – de limpeza, restauração e recuperação da tecnologia.
Hoje, há diversas opções de antivírus que são projetadas para atacar alvos específicos, como os vírus desenvolvidos para roubar contas bancárias.
Antes de 2005, todos os vírus tinham o mesmo objetivo: danos sobre os discos rígidos, corrompendo arquivos, acabando com empresas e trazendo muita dor de cabeça as vítimas. Nessa época, a segurança de computadores se transformou em um grande negócio, e também foram criados alguns dos vírus mais famosos de todos os tempos. Confira os 10 piores:
1 – STONED
Eis o início do problema: antes mesmo da era do www, os primeiros vírus de computador se espalhavam através de disquetes. Um dos primeiros surgiu em 1987 e era conhecido como Stoned. Os usuários infectados recebiam a seguinte mensagem na tela: “Seu computador está agora apedrejado”.
Diversos variantes do vírus foram criados, dando início à prática dos hackers de atualizarem o código de um vírus existente para criar mais infecções.
2 – JERUSALÉM
No final de 1987, o vírus Jerusalém começou a se espalhar. Esse vírus foi muito mais destrutivo do que o Stoned, pois infectava arquivos dos tipos .exe e .com.
Como o vírus era lançado sempre nas sextas-feira 13, a propagação era lenta comparada ao Stoned. Mesmo assim, o Jerusalém teria destruído dezenas de milhares de programas dos usuários infectados.
3 – MORRIS WORM
Em novembro de 1988 surgiu o primeiro “worm”, um programa que se espalha independentemente, sem a intervenção humana, infectando redes públicas. Na época, estima-se que o vírus infectou cerca de 10% dos computadores conectados à internet, que estava ainda em seus primórdios.
O criador, Robert Tappan Morris, filho de um famoso cientista da computação, tornou-se a primeira pessoa condenada sob Fraude Informática e Lei de Abuso.
4 – CONCEPT
Os anos 90 viram o desenvolvimento de uma série de novos “bugs” (que causam erros e defeitos), incluindo os chamados vírus polimórficos, que poderiam mudar de forma a cada nova infecção, tornando difícil para o antivírus detectar a presença da ameaça.
Em 1995, o vírus Concept inovou ao ser o primeiro a infectar documentos do Microsoft Word. Usuários que compartilhavam documentos infectados via email ajudaram a tornar o vírus um dos mais rápidos a se disseminarem na época.
5 – MELISSA
Melissa apareceu em meados de 1999 e foi o primeiro vírus projetado para se espalhar de computador para computador, sem depender da ação dos usuários. Para cada PC infectado por email, o vírus identificava outros 50 usuários da lista de contatos da vítima.
O aumento do tráfego de email forçou empresas como a Intel e a Microsoft a desligarem temporariamente seus servidores de email até que o vírus fosse eliminado.
6 – LOVE BUG
O Love Bug é considerado um dos vírus mais destrutivos que já existiram: ele infectou mais de 50 milhões de computadores em apenas nove dias. Ele funcionava como o Melissa, usando o email para agir e se espalhar para contatos do destinatário.
Uma suposta carta de amor de um admirador secreto era enviada por email. Quando a vítima abria, o script anexado excluía arquivos pessoais e mudava a página inicial do Internet Explorer, desencadeando uma montanha de lixo eletrônico. Várias instalações militares desligaram suas redes até que o vírus fosse eliminado.
7 – ANNA KOURNIKOVA
Não era preciso ser fã de tênis para se tornar uma vítima desse vírus, que circulou na internet em 2001. Ele inaugurou o que se tornou uma tática comum: o vírus Kournikova atraia os destinatários prometendo uma imagem anexada da tenista escultural. Não havia nenhuma imagem por trás da mensagem – apenas um obcecado jovem programador da Holanda, que rapidamente se entregou às autoridades.
8 – CODE RED
Em 2001, os pesquisadores de antivírus se frustraram com um novo worm, chamado de Code Red. O vírus atacou servidores da Microsoft e infectou mais de 350 mil computadores. Foi difícil eliminar o Code Red, que era capaz de infectar sistemas que tinham acabado de ser limpos.
9 – NIMDA
Nimda não foi somente um vírus (uma alteração em programas ou arquivos), mas também um worm e um cavalo de Tróia (programa que finge ser benigno). Ele apareceu em 18 de setembro de 2001, levando a imprensa a ligar o vírus com o grupo Al Qaeda. Embora as estimativas variem, é relatado que o Nimda tenha causado prejuízos de milhares de milhões de dólares.
10 – NETSKY E SASSER
Com tantos vírus interferindo um no outro na época, os worms Netsky e Sasser se destacaram ao tentar limpar outros worms no PC da vítima, antes de instalarem-se. O Sasser chamou a atenção por ter entrado no sistema de comunicação por satélite da agência de notícias francesa France-Presse, e pelos problemas causados à companhia Delta Air Lines, fazendo com que alguns voos fossem cancelados. Os dois vírus foram rastreados. O criador foi um estudante de ciência da computação alemão.[LiveScience]

O primeiro vírus de computador da história

vírus de computador


Se você já teve problemas com vírus no seu computador e teve que gastar uma nota preta em antivírus e em soluções para a máquina, ninguém vai julgá-lo por querer xingar Fred Cohen, o criados do primeiro vírus de computadores, há 26 anos.
Porém, não vamos nos precipitar: embora Cohen tenha sido pioneiro na criação do vírus de computador, suas pesquisas também levaram à criação da defesa contra os problemas encontrados pelas máquinas nos anos futuros. Quando era estudante na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, percebeu que a criação de outra Universidade – o famoso Cavalo de Tróia – poderia ser alterado para auto-replicar.
“Eu estava assistindo a uma aula e de repente eu percebi que o Cavalo de Tróia poderia se copiar em outros programas, infectando todos, então qualquer pessoa que rodasse esses programas ficaria infectada e assim por diante”, diz o especialista em segurança de computadores. Na época, ele discutiu a sua ideia com Len Adleman, outro especialista da mesma universidade. “Fred me disse que tinha um novo tipo de ameaça à segurança dos computadores, e descreveu para mim o que nós agora chamamos de vírus”, afirma Adleman.
Segundo ele, Cohen quis um computador emprestado para realizar experimentos e ver como a ideia funcionaria – e funcionou muito bem. “Passei os próximos seis anos da minha via tentando encontrar maneiras para proteger o computador dos vírus e entendendo os limites do que poderia ser feito com eles”, diz.
Dilema ético
Armada com sua descoberta, a dupla teve um sério dilema ético: aquilo tinha potencial para ter um enorme impacto negativo sobre o mundo da computação. Porém, como acadêmicos, eles tinham a obrigação de divulgar as novidades ou a vulnerabilidade deveria ser mantida em segredo? Adleman e Cohen seguiram em frente e publicaram o estudo: “Nós imaginamos que, se contássemos às pessoas sobre o risco do vírus, elas poderiam se proteger”, afirma Adleman.
Porém, mesmo com a publicação do estudo, os pesquisadores não divulgaram os códigos que Fred havia encontrado, que possibilitariam que qualquer pessoa criasse ameaças para os computadores. “Os vírus iam se espalhar de um jeito ou de outro, mas a questão era se isso iria acontecer depois que todos soubessem como lidar com eles ou antes disso, o que seria um problema sério”, afirma Cohen.
O pesquisador afirma que já faz algum tempo que soluções efetivas para o problema não são buscadas: “Existem negócios para ganhar dinheiro em cima da cura de vírus que já existem, mas não para os que podem surgir”, explica. [BBC]

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que é a Conferência Rio+20?


A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, batizada de Rio+20, marca os 20 anos da Eco-92, a cúpula sobre meio ambiente realizada no Rio de Janeiro em 1992. Faz parte do ciclo de conferências ambientais da ONU, que teve início em 1972, em Estocolmo, Suécia.
A Rio+20 reunirá, mais uma vez, chefes de Estado e de governo e entidades da sociedade civil (ONGs, universidades, institutos) para revisitar os principais temas, protocolos, convenções e recomendações que resultaram da Eco-92. Entre eles estão a Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; a Agenda 21; e as convenções-quadro sobre Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Combate à Desertificação.
 
OS TEMAS
Além dessas questões, que voltam a ser debatidas, dois temas centrais foram selecionados para nortear as discussões na Rio + 20. O principal deles é a transição para a chamada economia verde, que propõe a adoção de um novo sistema produtivo, com base na baixa emissão de gases de efeito estufa, na eficiência no uso dos recursos naturais e na inclusão social.
O segundo tema central é a governança global que levará ao desenvolvimento sustentável, ou seja: como os países vão se organizar, em termos de leis, acordos e protocolos, para colocar esse novo modelo socioeconômico em prática.
Outros assuntos que terão espaço na conferência são: energia; alimentação e agricultura; emprego e inclusão; cidades sustentáveis; água; oceanos e desastres naturais.
É esperado dessa reunião, porém, mais do que um balanço da Eco-92. O resultado final deve ser condensado em um documento de cunho político onde todos os países se comprometam a fazer as transformações necessárias rumo à economia verde. 

Folha de São Paulo

terça-feira, 19 de junho de 2012

Inscritos no Enem devem pagar inscrição até amanhã


Inscritos no Enem devem pagar inscrição até amanhã

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 têm até amanhã (20) para pagar a taxa de inscrição de R$ 35. De acordo com o Ministério da Educação, quase 4milhões dos 6,4 milhões de inscritos estão isentos do pagamento. Fazem parte desse grupo os alunos que cursam o último ano do ensino médio em escola pública e os candidatos de baixa rendaque tiveram a solicitação de carência aprovada.

Faça o simulado do Enem com gabarito e respostas comentadas Enem 2010: veja onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas Até R$ 3 mil: veja quanto custa estudar nas melhores escolas do Enem

Os candidatos não isentos devem imprimir o boleto para o pagamento da taxa no próprio site do Enem e pagá-lo em qualquer agência do Banco do Brasil. Quem perder o prazo tem a inscrição cancelada. No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, mas pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa e se habilitaram para fazer a prova.

O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro. A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras.



Agência Brasil 

aula de biologia


aula de DNA


Microsoft apresenta o Surface: um tablet que vira computador com Windows 8


Bruno Garattoni 18 de junho de 2012


E a Microsoft entrou no mundo dos tablets. Num evento realizado agora à noite nos EUA, mostrou o Surface: um tablet com tela de 10,6″, corpo de liquidmetal (material de alta tecnologia que, especulava-se, a Apple iria usar no MacBook), e a capacidade de rodar “todos os programas do Windows”. Ele vem com uma capinha que se encaixa magneticamente, como a Smart Cover da Apple, mas com um detalhe a mais: quando plugada, vira um teclado completo, com direito a trackpad. Como o Surface tem um suporte embutido, basta colocá-lo sobre uma mesa e você tem um computador completo. Bem impressionante.
O tablet da Microsoft terá duas versões: uma com Windows RT, simplificado, e outra com o Windows 8 completo. A primeira tem chip ARM e 64 gigabytes e pesa 680 gramas, aproximadamente o mesmo que o iPad. A segunda tem processador Intel, 128 GB e 900 gramas – não chega a ser leve, mas se você considerar que substitui um laptop, é leve. O Surface tem conectores USB e DisplayPort, ou seja, pode ser ligado a um HD e a um monitor externo.
Restam algumas questões importantes. Rodando o Windows 8, quanto tempo a bateria vai durar? A integração entre a nova interface Metro e os programas clássicos do Windows será mesmo tão confusa? E o preço? Essas coisas irão determinar o êxito ou fracasso do Surface. Mas a Microsoft mostrou um produto inovador, interessante e digno de respeito, que não lembra em nada seus últimos fracassos na área de hardware (Zune, Kin). Merece aplausos.

Fonte: Revista Superinteressante

Gravidez


Gravidez. Os Cuidados Durante este período.
Gravidez. Os Cuidados Durante este período.
Entende-se por gravidez o período de crescimento e desenvolvimento de um ou mais embriões, dentro do organismo feminino, que normalmente tem duração de 39 semanas contadas após o último ciclo menstrual. Para que a gravidez ocorra é necessário que o óvulo seja fecundado por um espermatozoide e que este seja identificado pelo organismo materno. A gestação é avaliada por um profissional especializado na área, o ginecologista/obstetra. Esse profissional, para facilitar a avaliação e o acompanhamento, divide o período gestacional em três trimestres.

O primeiro trimestre é instável, pois o corpo lúteo (estrutura endócrina responsável pela produção da progesterona) mantém a gestação até a segunda semana impedindo a menstruação e se este não se desenvolver normalmente pode ocorrer aborto espontâneo. Nesse período, a gestante precisa ingerir alimentos saudáveis e naturais além de polivitamínicos prescritos pelo médico. As atividades físicas devem ser limitadas à caminhadas e natação e a atividade sexual sem exageros (recomenda-se o tipo “papai e mamãe”). Nesse período, a gestante também pode sentir algumas sensações desconfortáveis como náuseas, vômitos, enjoos, mal-estar, irritação, sonolência, cólicas e outros.

O segundo trimestre é um período mais estável que o anterior, o organismo já se altera visivelmente, as mamas já se preparam para a produção de leite, a barriga começa a aparecer. A gestante nesse período pode ter acne pelo aumento da oleosidade na pele, varizes quando o sangue se acumula nas pernas, câimbras por causa da pressão provocada pelo útero, mictúria provocada pela pressão da bexiga e outras. Nesse período pode haver riscos de descolamento da placenta e placenta prévia que são detectados através do sangramento que se manifesta de forma bem clara e rala até o sangramento do tipo menstruação.

No terceiro trimestre a gestante deve fazer um número maior de consultas médicas, pois nesse período é possível detectar a pré-eclâmpsia, síndrome que faz a gestante reter líquidos, ter sua pressão alterada e elevada e eliminar proteínas pela urina. A barriga já atinge um tamanho desconfortável para a gestante podendo ou não dificultar sua locomoção, provocar insônia, falta de ar, hemorroidas e outras. O útero também passa a se contrair na intenção de preparar a gestante para o parto.

É recomendável que a gestante, em toda a gravidez, controle sua alimentação. Apesar de aumentar a fome e a ingestão de alimentos, a gestante deve controlar e dar preferência para alimentos naturais, evitando sal, alimentos gordurosos, frituras, massas, refrigerantes.

Por Gabriela Cabral
 

domingo, 17 de junho de 2012

A água pura é azul, e não transparente



Um cientista da Universidade de Portland (Oregon, EUA), Enrico Uva, resolveu fazer um experimento para mostrar, de maneira simples e prática, que a água é azul, e não transparente. Quase todos pensam na água como transparente, ainda que seja possível observar tonalidades azuis na neve,em geleiras e em qualquer quantidade significativa de água.
Toda essa questão, segundo ele, se resume a como interpretamos a incidência da luz sobre a água. Acompanhe o experimento de Enrico: primeiro, ele pegou uma tigela média, usada em receitas, da cor branca. Ao encher um quarto da tigela, a água continuava parecendo transparente, exatamente como havia saído da torneira. Continuou enchendo, e aos três quartos já era perfeitamente visível enxergá-la em um tom azul pálido.
O motivo, segundo ele, é a cor branca da tigela. O branco reflete, como se sabe, toda a luz que incide sobre ele. A opacidade de um objeto (que na água é nula) e a quantidade de luz são duas variáveis que influenciam na intensidade da cor. Quanto mais transparente o objeto for, mais ele permite que a luz incida e torne a cor refletida mais intensa, porque as moléculas internas vibram mais. No caso da água, uma tigela branca aguça praticamente ao máximo a vibração das moléculas, e com isso a água absorve o espectro de luz vermelho e mostra o máximo de seu azul natural (parte do espectro de luz vermelha é oposto ao da tonalidade azul, por isso a relação de absorção-reflexo).
Enrico afirma que alguém poderia argumentar que a água da torneira não é pura, já que vários fatores podem adicionar alguma coloração à água. Para refutar essa possibilidade, ele repetiu a mesma operação com água destilada, e o resultado foi o mesmo.
Existem métodos, conforme apurou o cientista, ainda mais eficazes para demonstrar que a água de fato é azul. Um deles consiste em colocar a água em um tubo comprido (3 metros de comprimento e 4 centímetros de largura) de alumínio, com um vidro tampando o recipiente, para evidenciar a coloração. Enrico conseguiu tal efeito, e a cor aparece claramente na fotografia que ele tirou.
Para modificar a cor intrínseca da água, conforme ele explica, seria necessário alterar suas moléculas. A primeira vez em que um cientista indicou a água como sendo de fato azul foi em 1983, mas ainda há atualmente pessoas  que a consideram como sendo naturalmente sem cor.


Empresa japonesa fabrica celular com medidor de radiação


Lydia Cintra 15 de junho de 2012
Após o acidente nuclear na Usina de Fukushima, no Japão, várias empresas colocaram no mercado detectores móveis de radiação, fáceis de usar pelo cidadão comum. A novidade agora é que os japoneses poderão comprar um smartphone com medidor embutido.
A operadora de celular Sofbank Corp irá colocar à venda o aparelho Pantone 5, que vem com chip acoplado para medir a radiação local a cada hora e guardar os dados das radiações ao longo do caminho percorrido pelo usuário.
Para a empresa, o celular é uma boa forma de auxiliar pessoas que vivem em locais com risco decontaminação radioativa, como na costa leste do Japão, em especial em espaços em que circulam crianças, como escolas.


Fonte: Revista Superinteressante

Óculos com lentes líquidas para melhorar a visão dos pobres


O inventor britânico Joshua Silver, professor de física da Universidade de Oxford, criou um óculos especial que permite ajustar suas lentes instantaneamente.
Os novos óculos possuem uma bolsa no interior das suas lentes plásticas; adicione fluido (inflando-as) para elas ficarem mais fortes e retire o líquido para ficarem mais fracas.
As lentes que não precisam de oftalmologista, pois se baseiam no simples princípio de quanto mais grossa é a lente, mais forte ela é, portanto ao inserir ou remover o fluído interno os óculos podem ser instantaneamente ajustados para o grau correto. Elas são tão simples de ajustar que qualquer pessoa poderá fazê-lo com pequenas seringas que são conectadas em cada lado do óculos. Quando as lentes estão ajustadas da melhor maneira as seringas são removidas e a membrana é selada ao girar um pequeno parafuso.
Josh afirma que sua invenção foi uma “tremenda visão do óbvio” por ser tão simples e tão necessária. Em certas regiões do mundo a proporção de oftalmologistas por habitante é de um para um milhão.
Em um dos testes feitos em Gana, e financiados pelo governo britânico, Josh afirma que um velho alfaiate (foto) que foi obrigado a se aposentar aos 35 anos, pois não podia mais colocar linha na sua agulha. “Ele poderia ter trabalhado por mais 20 anos”, disse Josh. Ao receber os óculos sorriu e colocou linha na sua agulha. Em seguida correu para sua máquina de costura.
Segundo pesquisas do próprio Josh mais da metade da população mundial precisa de correção para a visão. Em alguns anos ele quer distribuir 100 milhões de óculos anualmente.
Já foram distribuídas 30 mil óculos em 15 países diferentes, mas Josh está planejando um teste clínico na Índia e irá distribuir um milhão de óculos, que ele espera poder colocar no rosto de um bilhão das pessoas mais pobres do mundo até 2020 e não pensa em parar por aí. [Guardian]

Coma menos para melhorar sua memória


memoria
Reduzir as calorias pode melhorar a memória entre mulheres e homens idosos, afirma um novo estudo alemão. No estudo, pesquisadores descobriram que pessoas que cortam a ingestão calórica para cerca de 30% tinham performances melhores em testes padronizados de memória depois de três meses.
“Nosso estudo pode ajudar a gerar estratégias de prevenção inovadoras para manter as funções cognitivas em idade avançada”, disse a Dra. A. Veronia Witte com seus colegas no estuda realizado na Universidade de Munster, na última edição da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.
Estudos em animais mostraram que dietas de baixas calorias e ricas em ácidos graxos insaturados (encontrados no azeite de oliva e peixes) são benéficos para funções cerebrais, ajudando a melhorar a memória em ratos com idade avançada.
Para observar se os efeitos podem ser induzidos em humanos a equipe de pesquisadores dividiu 50 pessoas de peso normal até em sobrepeso, com idade média de 60 anos, em três grupos. Um grupo teve a dieta restrita em até 30% a quantidade de calorias que consumia; o segundo grupo aumentou o consumo de ácidos graxos insaturados em até 20% e o terceiro grupo, o grupo de controle, não teve mudanças introduzidas.
De acordo com os investigadores o grupo de caloria restrita teve uma melhoria significativa de 20% em testes de memória verbal depois de três meses. Em contraste não houve mudanças significativas na performance da memória dos outros dois grupos.
Os cientistas também perceberam que as melhorias na memória no grupo de pessoa de restrição de calorias estiveram correlacionados à redução dos níveis de insulina e biomarcadores de inflamação no corpo. Estas mudanças eram mais evidentes naquelas pessoas que seguiram mais a risca as dietas de restrição de calorias.
“Pelo que sabemos o estudo atual fornece a primeira evidência experimental em humanos que a restrição calórica melhora a memória nos idosos”, concluiu o trabalho. [Reuters]